O Selecionador

Gabriel Donato de Andrade

Gabriel Donato de Andrade

   Natural de Arcos, Minas Gerais, Gabriel Donato de Andrade nasceu em 1926, na Fazenda São Miguel, hoje Calciolândia. Aos 22 anos graduou-se no curso de engenharia civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste ano ainda estudante, em dois de setembro de 1948, fundava a Construtora Andrade Gutierrez, juntamente com seu irmão Roberto Andrade este engenheiro também com 10 anos de experiência, mais o seu companheiro de universidade Flávio Gutierrez. A Andrade Gutierrez SA, que completou 60 anos de atividade em 2008, é hoje um grupo brasileiro de capital privado, com atuação em setores como construção pesada, concessões publicas e telecomunicações. A frente da Andrade Gutierrez, Gabriel Andrade acumulou experiência no setor de construção pesada, e outros setores da econômia. Acompanhou de perto a construção de obras no Brasil e em outros países, portos, aeroportos, hidrelétricas, metrôs, obras viárias, ferrovias, barragens, irrigação, obras industriais e de saneamento. Sócio fundador, também nos anos 40, em Arcos, da fábrica de leite em pó, Indústria São Miguel Produtos Alimentícios Ltda. Gabriel Andrade vem de uma família com longa tradição em seleção de cavalos e gado de leite e tem colaborado intensamente para o desenvolvimento de tecnologias agropecuárias de ponta, adequadas às condições tropicais, em muitos casos em parceria com instituições científicas e órgãos públicos. São exemplos desta atuação a formação, na Fazenda Calciolândia, em Arcos (MG), de um dos melhores planteis de raça Gir Leiteiro do país, selecionado desde 1962, sempre para a produção de leite à pasto. Foi um dos líderes e responsáveis pela implantação do teste de progênie do Gir Leiteiro em 1985, conduzido pela Embrapa Gado de Leite e com apoio fundamental da Fundação Laura Andrade em seu começo.

O NELORE

    A  seleção e melhoramento genético na raça Nelore, tanto para corte, quanto de maneira pioneira e única para produção de leite teve inicio em  1970. A sua seleção no Nelore de corte compõe desde 1993 o Programa de Melhoramento Genético da raça Nelore (PROGRAMA NELORE BRASIL) sendo a 4ª fazenda a ingressar ao então PMGRN (PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA RAÇA NELORE), criado por geneticistas e pesquisadores da USP (UNIVERSIDADE DE SÃO  PAULO) Campus de Medicina de Ribeirão preto – SP, onde vêm obtendo reconhecido sucesso marcado pela coerência, consistência e  repetibilidade no desempenho das progênies e dos progênitores, Apresentando sempre ótimos resultados em produtividade tornando a pecuária de corte mais rentável e lucrativa.

ZEBULANDAS

   Por meio de seleção e melhoramento genético, Gabriel decidiu em 1998 fazer cruzamentos com raças zebuinas leiteiras (GIR LEITEIRO), acasaladas com matrizes da raça nelore oriundas da seleção nelore leiteiro, criada no norte de Minas Gerais, e decidiu  criar opções para o produtor de leite principalmente no nordeste brasileiro, e estudando viabilidade econômica e sustentabilidade  para pecuária leiteira onde as condiçoes são desfavoráveis do ponto de vista econômico. e com isso  vêm buscando produzir animais rústicos e produtivos, criou a raça ZEBULANDA que é um composto de 2 ou 3 raças Zebuínas acasaladas com a raça holandês que tornam-se uma matriz econômica e produtiva. Assim possibilitando que o pequeno produtor de leite possa continuar na atividade e ser competitivo, tambêm chamadas de matrizes FLEX. A denominação FLEX é atribuida por ser matrizes que poderão produzir um leite totalmente a pasto e também com suplementação, haja visto que no pais como o Brasil com dimensões continentais e variações de condições climáticas e metereológicas. As matrizes Zebulandas serão produtivas em qualquer dos sitemas de produção, pois as mesmas são de rústicidade incomparável.

 

PRÊMIOS E CONDECORAÇÕES RECEBIDAS:

1976 - Federação das Ass. Comerciais do Estado de Minas Gerais “Empresário Nacional de Destaque”

1980 - Troféu “Os melhores do ano” – evento coordenado pelo Estado de Minas – setor Agropecuária

1982 - Produtividade rural: produtor modelo ano 82 (INCRA)

1983 - Medalha da Inconfidência - Fiemg – título de industrial do ano, pelos serviços prestados à coletividade, por seu pioneirismo e exemplo de homem de indústria.

1984 - Medalha da Inconfidência por méritos excepcionais ao estado de Minas Gerais.

1987 - Personalidade destaque do setor de engenharia e construção – medalha “conselheiro Chrisitiano Ottoni”

1988 - “Desafio”- Destaque agropecuário (melhor criador de gir)

1989 - Exército Nacional – Medalha do Pacificador

1990 - ABCZ – Mérito Pecuário - Medalha Cristiano Otoni - Comenda Secundino São José - Comenda Santos Dumont do Estado de Minas Gerais

1994  - Comenda Antonio Secundino de São José – personalidade de destque do setor agropecuário em 1993.

1995 - Medalha Santos Dumont - Medalha ordem do mérito legislativo do estado de Minas Gerais no grau mérito especial. - Diploma Personalidade de expressão, em reconhecimento pelos bons serviços prestados à comunidade. 

1999 - Sociedade Mineira de Engenheiros – Engenheiro do Ano 2004 - Medalha de ouro Dr. Arnaldo Zancaner, mérito de produção em reconhecimento efetiva contribuição ao melhoramento genético animal brasileiro. - Melhor Expositor nacional ExpoZebu 70 anos (Uberaba) 2005  - Melhor criador e melhor expositor Estadual – MG - Vencedor da 1ª prova nacional de produção de leite gir (Uberaba) – conquistando o 1° e o 2° lugares - Melhor criador e melhor expositor de marcha picada da XVI exposição herdeiros da Raça – (BH) 

2006 - Melhor Criador Nacional de Gir Leiteiro - ExpoZebu

2007 - Melhor criador e melhor expositor - ExpoZebu

2008 - Melhor Criador ExpoZebu

2009 -Campeão do ranking Nacional ABCGIL

2010 - Melhor criador ExpoZebu – Uberaba – MG  - Melhor criador e Expositor Franca – SP  - Melhor Criador e Expositor Patos de Minas - MG  - Melhor criador da 12º Nacional do Gir Leiteiro na Megaleite Uberaba  - Melhor criador e Melhor Expositor Estadual Mineira Sete Lagoas – MG  - Melhor Criador e Melhor Expositor Uberlândia – MG  - Melhor Criador e Melhor Expositor Feileite – SP  - Melhor Criador Fenagro – Salvador – BA