Zebulandas

ZEBULANDAS F1 COLONIAL

"A Máquina Econômica de Produção de Leite do Clima Tropical"

 

PRODUÇÃO DE MATRIZES ZEBULANDAS - F1 LEITEIRAS COLONIAL

 A PRODUÇÃO DE MATRIZES ZEBULANDAS - F1 PELAS FAZENDAS COLONIAL E CALCIOLÂNDIA,  A PARTIR DE MATRIZES ½ SANGUE NELORE E GIR LEITEIRO PROVADO.

   A Colonial Agropecuária e a Fazenda Calciolândia desde 1999 vem fazendo cruzamentos de matrizes Nelore, do rebanho de gado de corte COLONIAL com boa habilidade materna, com os touros GIR da linhagem leiteira da Fazenda Calciolândia, produzindo matrizes ½ sangue Zebuína "NELOGIR" estas matrizes são inseminadas com sêmen dos melhores touros Holandeses do mercado, gerando a matrizes Zebulandas F1, na fazenda Gado Manso no município de Matias Cardoso norte de Minas Gerais.  

   Estes trabalhos estão baseados nas fazendas: Lagoa Verde, Gado Manso e Major, da Colonial Agropecuária na região da Jaíba no norte de Minas e na fazenda Calciolândia em Arcos no Oeste mineiro.

   A fazenda Calciolândia de Gabriel Andrade, tem longa tradição na seleção do gado Gir para produção de leite, por outro lado, a Colonial Agropecuária se destaca no cenário nacional pela seleção do seu rebanho Nelore para corte com alta habilidade materna. Com grande vivência na cadeia do leite, Gabriel Andrade e sua equipe técnica reconhecem desde muitos anos as vantagens da matriz Zebulanda F1, formada a partir do cruzamento da raça Holandesa com matrizes Zebuínas, para produção econômica de leite. Vantagens estas que já foram comprovadas por inúmeros trabalhos de pesquisas. Dentre estas vantagens destacam-se a sua maior produtividade em sistemas de produção à pasto e suplementação na seca, melhor eficiência reprodutiva, maior longevidade e resistência a ecto e endoparasitas.

   As fazendas Colonial e Calciolândia vêm produzindo a custos acessíveis através do cruzamento de Touros Gir Leiteiro Provados em matrizes Nelore de boa habilidade Materna e Fertilidade, originando as matrizes “ NELOGIR” e nestas fêmeas é utilizado os melhores Touros Holandeses do mercado, dando origem as matrizes ZEBULANDAS F1, como a pecuária leiteira brasileira necessita e tem demandado. Gerando de forma econômica e dentro de sistema mais simples, como no gado de corte em geral um produto que incorpore tanto os gênes produtivos e desejados do gado GIR Leiteiro para produção de leite, como as boas características do NELORE, dentre elas: a alta fertilidade, rustícidade, longêvidade e sistema mamário bem conformado. Atualmente o programa de melhoramento genético leiteiro Colonial, tem um rebanho de 2.700 matrizes Nelogir produzindo 1.200 fêmeas Zebulandas F1 ao ano, utilizando sêmen holandez sexado de Fêmea e 700 machos que vão para abate.

 

O sistema de seleção das matrizes “NELOGIR ”.

 Na seleção das matrizes Nelogir com produção média de 1.800 kg de leite por lactação de 270 dias, são observados os seguintes critérios, em ordem decrescente de importância:

  1. Potêncial para produção de leite: Verificada pela condição da desmama dos bezerros e aparência do úbere;
  2. Fertilidade: Verificada pela capacidade da matriz ficar prênha dentro da estação de monta;
  3. Temperamento e vigor da vaca e dos seus produtos;

O produto final Zebulandas F1.

   O Resultado deste trabalho são as fêmeas ½ sangue Holandês, com ¼ Gir e ¼ Nelore,  que produzem em média na 1ª Lactação 3.851 kg de leite em 288 dias de lactação, com idade ao primeiro parto de 35 meses, e com produção diária de 13,3 kg a pasto e  chegando a produzir com trato superior até 31 kg leite/dia. Na produção de sólidos (gordura, proteína e lactose) os dados até agora mostram níveis de proteína de 3,35%, gordura de 3,85% e lactose de 4,2%.

 

ZEBULANDA F1 COLONIAL / CALCIOLÂNDIA – Matrizes leiteiras FLEX e ECOLÓGICAS.

   Flex por que? produzem de acordo com o manejo nutricional, se usar mais concentrados aumentam a produção e respondem a alimentação, se manejadas a pasto com suplementação na seca produzem econômicamente.

   Ecológicas por serem rústicas e não necessitarem de uso constante de inseticidas para combate aos ecto e endoparasitas, como carrapatos, bernes etc.

 

ZEBULANDAS F1 – A Máquina Econômica de Produção de Leite do Clima Tropical

 

 

Galeria de Fotos

ZEBULANDAS F1
ZEBULANDAS F1 PELAGEM CHITA
ZEBULANDAS F1 AO DESMAME
ZEBULANDAS F1 AO ANO PELAGEM PRETA
ZEBULANDAS F1 ANO CHITAS
ZEBULANDAS AO ANO A PASTO